quinta-feira, 10 de abril de 2014

FENG SHUI


O Feng Shui foi desenvolvido pelos Chineses através da observação, ao longo de séculos,dos efeitos das forças do Universo sobre os seres humanos. Os Chineses aprenderam, então, a harmonizar o homem com a Natureza, seu tempo e espaço. O Feng Shui foi criado na China há cerca de três mil anos, e continua a ser enriquecido pelas novas descobertas do homem ao longo dos tempos.
O principal objetivo do Feng Shui é ajudar as pessoas, e esse deve ser o enfoque de todos os praticantes desta ciência.

O Feng Shui proporciona o equilíbrio que podem ser sentidos em todos os aspectos da nossa vida. Ele nos ajuda a recuperar e manter a saúde física, emocional e espiritual, harmonizando nossos relacionamentos. O Feng Shui colabora, também, nos aspectos ligados à nossa prosperidade, propiciando o surgimento de novas oportunidades e aumento de ganhos financeiros, além de dar-nos a chance de prevenir problemas legais, brigas ou até mesmo roubos.


Depois que as recomendações sugeridas são postas em prática, os efeitos costumam ser notados de imediato. Não devemos, no entanto, canalizar para o Feng Shui todas as nossas expectativas de mudança, pois nem sempre a fortuna ou a desgraça estão relacionadas somente ao Feng Shui de um imóvel.

Na cultura chinesa compreende-se que as características da vida de uma pessoa são determinadas por cinco fatores:

Ming ou Destino – É o que você traz de antes do nascimento. São as características imutáveis da sua vida, e podem ser identificadas por um mapa astrológico, por exemplo.

Yun ou Sorte – São os períodos favoráveis ou desfavoráveis por que uma pessoa passa durante a vida. Podem ser também conhecidos através da astrologia.

Feng Shui ou Ambiente – A influência do ambiente em que você vive na sua qualidade de vida. Pode ser manipulado pelo homem.
Daode ou Virtude – O que você faz em benefício do seu semelhante e da humanidade. Está associado ao seu desenvolvimento moral e espiritual.
Dushu ou Educação – O quanto você se dedica ao seu aperfeiçoamento pessoal. Inclui o desenvolvimento mental e o auto-conhecimento.

Como podemos observar, o Feng Shui representa apenas uma parcela. Cabe a cada um de nós trabalhar sobre os outros aspectos para atingir uma existência plena.
Ao contrário do que costumamos ler em revistas esotéricas, o verdadeiro Feng Shui, praticado na China há milênios, não se utiliza de objetos pré-determinados de cura, como cristais, sinos, espelhos ou flautas. O Feng Shui Tradicional Chinês é muito mais versátil, e pode se adequar perfeitamente às características de um ambiente ocidental contemporâneo.
O trabalho para equilibrar as energias do ambiente é feito com base na Teoria dos 5 Elementos, também utilizada pela Medicina Chinesa. Tudo que existe, seja material ou apenas energia sutil, pode ser classificado em uma dessas cinco categorias energéticas: madeira, fogo, terra, metal e água. A cada fase estão associadas formas, cores e materiais. Cada ambiente possui um tipo específico de energia sutil, que interage com as energias do mundo físico. Quando as energias sutis presentes são nocivas, usamos o elemento indicado como remédio para neutralizá-las. Em ambientes onde as energias sutis são benéficas, utilizamos os elementos adequados para fortalecê-las.
O conceito de Yin-Yang também é de extrema importância no Feng Shui, já que existem ambientes onde deve haver predomínio de energia yang-ativa, como em locais de trabalho e salas de estar, e podem haver ambientes onde a energia yin-passiva é preferida, como em quartos de dormir.
O Feng Shui pode ser utilizado com bom proveito em qualquer etapa da realização de uma nova construção. O ideal é que o estudo do Feng Shui seja feito concomitantemente ao primeiro estudo do projeto, quando são definidas a implantação no terreno, o formato da construção e a posição relativa dos cômodos dentro da construção, bem como as circulações internas. Todos estes aspectos de um projeto podem influenciar favoravelmente o potencial energético de uma construção, se elaborados de acordo com o Feng Shui.
A segunda etapa recomendada para aplicação do Feng Shui seria durante uma reforma ou quando vai ser decorado um novo imóvel. Nesta etapa, podem ser modificados os usos dos compartimentos, as cores dos ambientes e seus revestimentos de piso e parede, conforme a necessidade.
Em imóveis já construídos e decorados pode-se realizar modificações na distribuição de móveis, objetos e cores, obtendo-se bons resultados.
As consultorias em Feng Shui utilizam para diagnosticar como padrão de energias de um imóvel, s saber sua data de construção e sua orientação em relação ao Norte Magnético. A partir dessas informações, são feitos cálculos que nos permitem determinar com precisão os potenciais de cada setor do imóvel. Devemos observar, também, o ambiente natural e construído, isto é, o entorno da construção e como ele interage com as energias do interior. Podemos ainda pesquisar a compatibilidade das pessoas com o imóvel que habitam, a partir da sua data de nascimento.
É a partir destas informações que vamos sugerir as alterações necessárias, ou nos basearmos para novos projetos. Os efeitos possíveis descritos para os ambientes são somente potenciais, que necessitam da colaboração das formas físicas para se manifestarem. Desta forma, usamos as 5 fases da energia e os conceitos de yin e yang para ativar potenciais positivos e neutralizar potenciais negativos.
Todas as observações feitas numa consultoria são específicas para aquele imóvel, não sendo associadas às direções como regra geral.
Num ambiente elaborado de acordo com os princípios do Feng Shui Tradicional Chinês, a presença dos elementos harmonizadores é imperceptível. O fluxo correto das energias e o equilíbrio do yin e do yang se encarregam de gerar o bem-estar. Para os que permanecem em ambientes equilibrados, somente é possível sentir a leveza e o alto nível de energia do local.

Como usá-lo em Arquitetura e Decoração:

Esta técnica é usada na China há milhares de anos para promover equilíbrio interior e circulação de bons fluidos nos ambientes. A idéia é expandir as energias positivas dentro da edificação permitindo que o ambiente possa receber as melhores vibrações da natureza. Detalhes na disposição dos cômodos e na decoração promovem a harmonização dos espaços, aumentando a qualidade de vida dos moradores que ficam com bom astral, cheios de paz e alegria. Para a energia fluir de maneira livre na edificação, especialmente em residências, é preciso fazer a decoração de acordo com os milenares ensinamentos do Feng Shui. É preciso neutralizar os fluidos nocivos para não comprometer a circulação de energia. Aplicando essa técnica é possível, dia a dia, ir transformando o mal estar e estresse em felicidade com satisfação interior, além de ativar as energias necessárias para que cada morador possa alcançar seus objetivos e suprir suas necessidades. 
Mas, atenção: a mesma técnica ensina que, para que os benefícios apareçam, o primeiro passo é desejar realmente as mudanças, ou seja, o Feng Shui não faz milagres, apenas ajuda a natureza a canalizar boas energias para quem estiver pronto a recebê-las. Portanto, se você não acredita “nestas coisas” é melhor nem perder tempo com o Feng Shui... Para os que acreditam, vejamos então como proceder: 

Como funciona: 
0 Feng Shui tem muitos detalhes, vamos aqui apenas dar um resumo dos seus princípios. A ideia é equilibrar na habitação os 5 Elementos básicos da natureza, segundo a tradição chinesa, que são Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. Este equilíbrio é distribuído ao longo dos ambientes usando uma ferramenta chamada Baguá, um desenho de oito lados que divide a edificação em áreas que precisam ser ativadas para atingir o equilíbrio energético. 

0 Baguá simboliza diferentes facetas do ser humano, ou seja, áreas em que precisamos estar equilibrados para nos sentir bem. Estas áreas são trabalhoEspiritualidadeFamília,ProsperidadeSucessoRelacionamentosCriatividadeAmigos e Saúde, esta última localizada no centro da figura. Estes aspectos são chamados de Setores ou Áreas e cada um deles é regido por um Elemento, além de ter suas cores e flores específicas. O desenho abaixo mostra o baguá, com suas áreas e cores respectivas: 
O Baguá deve ser aplicá-lo na planta baixa da residência, perfilando a Área do Trabalho com a parede onde se encontra a porta principal. Com isto, ficarão determinados os outros Setores, daí em diante é preciso ambientar cada espaço de acordo com os Elementos que irão favorecer o fluxo das energias positivas no local e aumentar a qualidade de vida de quem usufrui daquele ambiente. 

Os cinco elementos básicos da natureza:
A filosofia do Feng Shui apregoa que os 5 Elementos da natureza, ou seja, Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira, devidamente combinados, alteram as vibrações de uma edificação. Justamente por isto, é necessário saber dosá-los por que o excesso ou a falta de um Elemento pode bloquear o trânsito de energias favoráveis e prejudicar o ânimo dos moradores. Para atender a esta premissa é preciso saber como ativar a vibração de cada um dos elementos, acompanhe: 

Fogo 
Elemento associado a movimento, dinamismo, coragem e calor. Quando em excesso traz agressividade e intolerância. 
Para ativar -- Aplicar cores quentes, plantas com folhas pontiagudas e objetos em forma de triângulo, como pirâmides. 
Cores associadas: vermelho e púrpura. 
Flores -- Gerânio, bromélia e begônia. 

Terra 
No Feng Shui representa equilíbrio, estabilidade, sabedoria e beleza. Seu excesso pode antecipar problemas que estariam reservados ao futuro. 
Para ativar – Mobiliar o local com moveis rústicos, objetos nas formas quadradas e peças de cerâmica, como vasos e esculturas. 
Cores associadas -- Laranja, amarelo e marrom. 
Flores -- Amarelas, como o girassol. 

Metal 
Representa a força, controle, discrição e a comunicação. Se estiver em excesso tende a atrair destruição, perigo e tristeza. 
Para ativar – Decorar o cômodo com objetos arredondados de mármore, vidro ou metal como, por exemplo, esculturas ou móveis de ferro. 
Cores associadas -- Branco e prateado 
Flor -- Jasmim 

Água 
Está ligada à reflexão, compreensão, sabedoria e relaxamento. Se usada em desarmonia ocasiona medo e nervosismo. 
Para ativar – Decorar o local com utensílios de formas sinuosas, quadros com motivos marítimos, aquários e fontes. 
Cores -- Azul-escuro e preto 
Flores -- Plantas em vasos de vidro 

Madeira 
Associada à persistência, criatividade, versatilidade e crescimento interior. Seu excesso dificulta a aceitação de críticas. 
Para ativar – Decorar o cômodo com tapetes de juta ou de sisal, usar objetos de madeira e também quadros representando plantas e flores. 
Cor -- Verde 
Flores -- todas elas podem representar esse elemento 
Aplicando o Baguá: O Baguá é o instrumento básico da aplicação do Feng Shui, além de ser ele mesmo uma imagem considerada poderosa como talismã e elemento de ativação de energias e talismã. Consiste em uma figura geométrica cujos 8 lados e também o centro têm cada um sua função. Com o baguá é possível associar as diversas áreas da casa aos Setores correspondentes na vida do usuários do local. A cada uma dessas áreas adicionam-se cores, formas, objetos e elementos que ajudam a ativar as boas energias em cada ambiente. 
Para aplicar o baguá é necessário ter em mãos a planta baixa da residência, em escala conveniente para ser usada com a figura de baguá que você tiver. Verifique qual é a principal porta de entrada da residência, pode ser a porta principal ou ainda a dos fundos e até a da garagem, o que for mais utilizado no dia-a-dia. Posicione o baguá sobre a planta alinhando o Setor do Trabalho à parede onde se encontra essa entrada. Alinhe a parede oposta com o setor do sucesso, esticando o desenho do baguá tanto quanto for necessário. 
Feito isso, você poderá observar a planta da edificação dividida em 9 partes (vide ao lado). Cada uma delas representa um Setor da vida dos habitantes, cada uma essas deverá receber acessórios específicos para atrair as energias positivas para harmonizar a edificação, conforme veremos adiante.

Se a planta da edificação for regular, pode-se facilmente localizar os Setores na planta baixa, sem aplicar o Baguá. Observe a figura ao lado, basta dividir cada lado da edificação em três partes iguais e unir cada um dos pontos aos dois pontos do lado oposto, com isto ficarão caracterizados os 8 setores, lembrando que o Setor do Trabalho se encontra paralelo à porta de acesso principal e na face oposta a ele está o setor do Sucesso. No centro da planta estará o Setor da Saúde. 

No caso da planta ser irregular (figura ao lado), para desenhar o baguá sobre ela, será preciso completar a área que estiver faltando com um pontilhado, para depois seguir as instruções de harmonização. A área que “sobrar” é chamada de Área Faltante e deverá ser harmonizada normalmente. 

Como harmonizar os setores:
Definidos os setores na construção em pauta, resta agora harmonizar cada um deles para que cumpra sua função e ajude seus habitantes a ter uma vida melhor. 
Setor do TRABALHO :Responsável pelo reconhecimento profissional e oportunidades de trabalho.
0 que usar - Tudo o que estiver relacionado à profissão do habitante, como cartões de visita, livros e diplomas. Outros recursos que atraem energias positivas são fontes. aquários, espelhos e cristais. Também são recomendados quadros e gravuras com motivos marinhos, além de um tapete preto e um vaso de planta que cresça para cima,. 

Setor dos AMIGOS :Se o usuário da habitação deseja viver cercado de pessoas confiáveis, é preciso harmonizar essa área. Quando suas energias são estimuladas, as amizades ficam fortalecidas, agradáveis e é possível ganhar novos amigos. 
0 que usar - Móveis e utensílios que contenham metal, como suportes de mesa. cadeiras. cestos ou aparadores, objetos redondos como pratos decorativos, espelhos ou relógios, aquário, presentes que o usuário tenha recebido de pessoas queridas ou fotos dele com seus amigos. Valorizar as cores claras, principalmente o branco e os tons pastel. 

Setor da CRIATIVIDADE : Para se dar bem na sua vida é preciso muita imaginação, e esta área devidamente ativada vai fazer com que seu usuário tenha ótimas idéias diante das situações, demonstrando bom senso e inteligência. 
0 que usar - Acessórios que lembrem a infância do usuário, itens como coleção de brinquedos ou livros infantis, fotografias dos filhos, objetos confeccionados por crianças (trabalhos de escola com molduras) ou de metal (persianas, luminárias, cadeiras), além de representações de natureza morta como frutas num prato ou flores num vaso. 

Setor dos RELACIONAMENTOS :Para manter uma vida afetiva cheia de felicidade e amor, com isso a falta de harmonia tende a desaparecer abrindo caminho o seu sucesso no amor. 
0 que usar - Objetos em pares como dois vasos, duas luminárias, duas cadeiras, dois espelhos. Também podem ser usados quadros que retratem harmonia conjugal, como um casal se beijando, se abraçando ou sorrindo. Também são bem-vindas fotografias do casal, acessórios em cerâmica como potes ou vasos ou objetos em tons rosados como em lençóis, almofadas, cortinas, tapetes ou jogos de toalhas. 

Setor do SUCESSO :Para melhorar a sorte do usuário, permitindo que realize tudo o que planejou e seja reconhecida como uma pessoa bem-sucedida, ou seja, melhora a reputação dos habitantes do local. 
0 que usar -Velas, incensos, formas triangulares, luzes fortes, cristal multifacetado pendurado num cordão de 9cm, flauta de bambu, aparelhos eletrônicos como televisão, videocassete, multiprocessador, microondas). Também serão úteis enfeites dourados ou objetos vermelhos, como ideogramas com moldura preta ou garrafas decorativas nestes tons. 

Setor da PROSPERIDADE :Tem mais a ver com o dinheiro, mas também pode atrair abundância para outras Áreas. Este setor, quando ativado, permite que o habitante ajude os outros enquanto aproveita o melhor que a vida pode lhe oferecer. 
0 que usar - Aquário, quadro de pescadores com redes cheias de peixes, móbile de peixe, moedas chinesas penduradas num cordão vermelho, objeto pesado (estátuas ou vaso grande de planta), móveis de cana-da-índia, tapete de sisal ou juta, estampas florais ou listradas, travessa em forma de barco ou lençóis de algodão ou linho. 

Setor da FAMÍLIA A harmonização desta área fortalece os laços familiares e torna a convivência cheia de harmonia. Segundo o Feng Shui, dessa maneira as crises entre irmãos ou pais e entre estes e os filhos tendem a desaparecer. 
0 que usar - Objetos herdados, como sofá, mesa, cama ou faqueiro. Também se pode usar um ou mais móbiles, aquário com peixes de diversas cores, fotografas da família reunida, quadros com representações de flores ou matas, móveis de madeira, vaso de planta, acessórios verdes como lençóis, forro de poltronas, cortinas, toalhas ou tapetes. 

Setor da ESPIRITUALIDADE Aumenta a sabedoria e o crescimento pessoal para que o habitante possa alcançar a paz espiritual. Com sua ativação, é possível estimular a intuição, ter pensamentos positivos e desfrutar de tranqüilidade. 
0 que usar - Vaso de planta com flores azuis, ventilador, móbile, cristal multifacetado nu ma corda vermelha (quando sobre a cama), livros de reflexão, imagens de anjos ou do santo de devoção, oratório, relicário, gravuras de paisagens ou montanhas, um pequeno altar, velas, incensos ou flores. 

Setor da SAÚDE (Centro do Baguá) :Sua ativação permite que a vida seja longa, saudável e feliz. Com isso, a família vai conviver com mais disposição para encarar o dia-a-dia. 
0 que usar - Móbiles, bonsai, fontes, jardim interno, quadros ou esculturas representando o corpo ideal, móveis como cadeira, mesa ou estante e utensílios de bambu como bandeja, jogo americano ou talheres. 


Dicas do Feng Shui para um lar mais harmonioso: 
O Feng Shui está muito ligado à antigas filosofias e tradições orientais, na verdade, é a representação física de várias delas que, ao se pensar bem, têm lá suas razões, afinal o ser humano faz parte da natureza, assim como o fazem todos os outros elementos como plantas, animais, o ar, o sol e tudo o mais. Assim, não custa conhecer estes conceitos e procurar aplicá-los em nossas vidas, mesmo que você seja a mais cética das pessoas. Afinal, é como diz aquela velha brincadeira, “eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem”... 

a)- Procure ter em sua casa a representação de cada um dos cinco elementos usados no Feng Shui, que são: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira, devidamente harmonizados conforme vimos neste artigo. 

b)- Procure manter sua casa sempre em boas condições, ou seja, pintura em ordem, sem goteiras nem lâmpadas queimadas. Ah sim, mantenha as janelas limpas e com todas as vidraças inteiras, nada de vidros quebrados 

c)- A primeira coisa a fazer quando se quer adaptar uma casa às normas do Feng Shui é desfazer das quinquilharias. TUDO o que não tem mais utilidade na casa, ou que não é mais necessário, deve ser doado, vendido ou, simplesmente, jogado fora. Uma boa regra prática é pegar objeto por objeto e se perguntar: “Há quanto tempo não uso ou sequer pego nisto?”. Se a resposta for algo superior a um ano, desfaça-se imediatamente deste objeto, ele significa energia estagnada. 

d)- Retire tudo que impeça a visão da entrada da casa, como árvores ou plantas muito grandes que ficam na frente da sua porta. Faça poda nas árvores e plantas, pendure sinos tibetanos, coloque um bonito tapete e uma estátua de animal feroz ou de rapina. Pode-se colocar também uma banheira para passarinhos ou um chafariz próximo ao portão. 

e)- Pode ser difícil observar o que está desarmônico em nossa casa porque vamos nos acostumamos com a visão. Para detectar melhor, uma boa ideia é tirar fotos, de frente da casa estando na rua, no portão, na porta, com esta aberta para dentro, de cada um dos cantos dos cômodos, da porta da cozinha e assim por diante. Observe nas fotos o que há de errado, itens como pintura, iluminação, harmonia na disposição dos móveis, necessidade de reparos em peças de madeira, e corrija tudo o que achar necessário 

f)- O fogão de casa deve estar sempre limpo e funcionando perfeitamente. Evite acúmulo de energia estagnada, ao invés de usar sempre a mesma boca, use todas. 

g)- Nada de móveis em excesso da sala de jantar, deixe que haja liberdade de movimento para quem está circulando ou está sentado à mesa. 

h)- Caso você more sozinho, use todas as cadeiras da mesa alternadamente, evite usar sempre a mesma. 

i)- As camas devem ter acesso por ambos os lados. Não coloque nada embaixo dela, principalmente se for para guardar aqueles objetos que você não está precisando mais. 

j)- Se as medidas do quarto permitirem, coloque uma planta bonita próxima a janela, mas sem exagero pois a respiração noturna das plantas não é recomendável para o ser humano. 

k)- Em todos os lugares escuros da casa, coloque abajures e luminárias. Além de harmonizar, fica muito charmoso. 

l)- Disponha os móveis de forma que haja espaço para circular. Caso não tenha como, pense na real necessidade de manter cada um daqueles móveis. As cadeiras e sofás devem estar sempre encostados na parede, de preferência, numa posição de onde se veja quem entra. 

m)- Faça de sua sala, um lugar agradável, com cadeiras e sofás confortáveis, muita luz de abajures e luminárias, quadros bonitos e suaves, objetos de decoração elegantes, e tudo o que o faça sentir-se bem. 

n)- Use várias cores em toda a casa. Ambientes onde o chão, as paredes e o teto são da mesma cor tornam-se “frios”. 

o)- Tenha um animal de estimação, de preferência bichos pequenos e mansos, pois são ótimos "condutores" de energias boas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário