Dicas para se livrar da depressão sem recorrer a remédios
Continuação da resposta para a pergunta “ Qualquer tristeza é depressão...? "Imagino que a maioria dos casos de depressão, os de verdade, chegam a um consultório médico depois que o sujeito já está no chão, dificultando o diagnóstico e o tratamento. Isso acontece porque o doente em potencial não nota o silêncio com que a depressão age, só se dá conta quando está em um quadro crítico.Já tive a oportunidade de ver outra pessoa entrando em depressão e apesar de saber que há preconceito com a doença e exageros nos diagnósticos, não posso afirmar que todos os casos são iguais, até porque me faltam objetos de observação, mas o que vi me deu algumas ideias e pude evitar entrar nesse ciclo ao perceber o que estava acontecendo comigo e promover algumas alterações na rotina.
Em alguns casos o quadro depressivo pode ser decorrente de uma ação, como um acidente de carro, uma morte de alguém próximo e, até mesmo, de coisas bobas para a maioria, mas que para aquele indivíduo tem muita importância.
De qualquer forma, as alterações são apenas sintomas de que algo está errado, quimicamente ou na vida da pessoa.
Já dei minha opinião sobre o uso indiscriminado de remédios e por isso mesmo levantei algumas dicas alternativas para sair da espiral do desastre:
Auto-análise
Escreva tudo o que você está pensando, guarde por alguns dias e leia. Pode ser que se distanciar um pouco do problema lhe faça refletir melhor sobre ele.
A vida é assim
Ninguém tem exatamente tudo que precisa, isso não acontece só com você. Aceitar que a vida é feita de encontros e desencontros é um bom caminho.
Prazer “nipônico”
Sinta prazer nas pequenas coisas da vida, como tomar um bom banho, andar sob o sol, sentar numa praça e ficar de bobeira. Não adianta fazer de má vontade, tem que curtir.
Terapia
Conversar com alguém que nada tenha a ver com a sua vida pode te fazer entender pontos complicados. Sugiro procurar um bom psicólogo ou terapeuta para essa tarefa. Os melhores fazem com que você reflita e busque respostas ao invés de te dar conselhos. Não é vergonha nenhuma procurar por terapia. Só atente para não criar preconceito para quem não faz.
Sexo
Por favor, não durma com calça jeans! Sexo bom faz bem à saúde e é, relativamente, barato. Não adianta falar que é de graça porque algum custo sempre tem, é igual os juros das lojas.
Luz amarela
Começou a ficar sem vontade de levantar da cama, reveja seus hábitos. Separe o dia em partes: lazer, trabalho, família, social, pessoal. Será que está tudo como você gostaria? Provavelmente você está sacrificando algo importante para seu bem estar e não está percebendo.
Foco
Muito cuidado ao projetar sua realização pessoal em coisas ou pessoas, nem tudo depende de você e se algo der errado você pode ter dificuldade em aceitar. Por exemplo, quem projeta a realização da sua vida no trabalho pode entrar em crise caso perca o emprego.
Atividade física
Caminhar, correr, andar de bicicleta e outras atividades podem ajudar seu organismo a ser mais “feliz”. Sei, por experiência própria, que não é fácil, nos primeiros dez minutos você quer morrer e nos próximos vinte quer matar, mas fique tranquila, depois você acostuma. Fazer acompanhado já resolve isso é dá uma melhorada na sua área social.
Música
Ok, você gosta de trash metal, tudo bem, mas experimente ouvir outras coisas. Vale tudo, de música sertaneja a música clássica, passando por tudo que há no meio. Recomendo ouvir músicas animadas e cortar aquelas depressivas da playlist.